Seja bem vindo ao fantástico mundo dos escritores!

Escrever é uma arte mágica!
Transformar um conjunto de palavras é criar imagens na mente do leitor e transportá-lo ao surpreendente e, quem sabe, inimaginável!

Participar deste blog é criar novas possiblidades para o desejo de ser um escritor de sucesso!

Escrever é criar novos mundos e viver neles

Escrever é criar novos mundos e viver neles
Escrevo, logo, existo!

Como foi que tudo começou!

Não foi nada fácil, e levei longos 7 anos até ser publicada por uma editora comercial como a Ediouro.
No início, pela minha paixão por livros, decidi publicar meu 1º livro e, para isto me associei a um amigo e criamos a Samm Editora, que atualmente está encerrada, em 2001.
Sem nenhuma pretensão, fui bater na porta de todas as livrarias e expliquei que gostaria de me tornar escritora e que tinha finalizado o meu 1º livro Facilitando a Felicidade.
Por sorte, o comprador da Livraria Cultura, que na época era o Alexandre, me deu uma chance e aceitou receber alguns exemplares.
Eu então corri e agendei palestras em todos os locais possíveis, para falar sobre o tema tratado no livro, sobre crenças e valores humanos.
Gente, pode acreditar, eu falei muito!
Espalhei aos quatro cantos que meu livro podia ser encontrado nas livrarias, e sempre que tinha oportunidade falava sobre o tema do livro.
E assim foi, para minha surpresa, que vendemos todos os exemplares impressos.
Mais tarde, e como durante as sessões de autógrafos eu ouvia pessoas dizerem que queriam escrever, mas não sabiam por onde começar, decidi que iria ensinar o que eu mesma havia aprendido e criei a Fábrica de Textos, uma escola de escrita para formação de escritores profissionais, nos mesmos moldes das escolas de Nova Iorque.
O curso passou por vários processos, e a cada turma eu resolvia modificar algum tópico ou parte da nossa apostila, em função da necessidade dos objetivos dos grupos.
Com muita dedicação, persistência e estudo, o curso tomou pulso e, novamente para minha surpresa, pessoas de fora do Estado de São Paulo começaram a requisitar o curso de escrita da Fábrica de textos.
Como na época ficava difícil para eu me ausentar de São Paulo, resolvi escrever o Você já pensou em escrever um livro? que é praticamente um resumo do curso.
Voltei a conversar com todas as livrarias, e desta vez também com os distribuidores, e a agendar palestras nas escolas, universidades, indo a todos os lugares onde era convidada.
Aos poucos o livro ganhou força e passei a ser solicitada para alguns pogramas de rádio, TV e para algumas entrevistas em revistas e jornais.
Nossos alunos começaram a entregar livros muito bons que eu apresentava às editoras para análise de publicação.
Em um Congresso de Editores e Livreiros, conheci o pessoal da Texto Editores, de Portugal, que leram o livro, e na semana seguinte me enviaram uma minuta do contrato de publicação para Portugal, que eu aceitei, lógico!
Seis meses depois, a Texto Editores me enviou outro contrato para publicação do livro na Espanha.
Por conta disso, depois de algumas idas e vindas entre Portugal e Espanha para divulgação do livro, vivi por um tempo na Europa, com o objetivo de visitar e conhecer pessoalmente o mercado editorial e literário europeu, e então viajei para vários países e tive a oportunidade de aprender mais, e com pessoas encantadoras.
No início de 2008 a Ediouro aceitou a publicação de 5 livros meus, sendo 2 de minha autoria e 3 de autores para os quais eu faço o agenciamento literário, incluindo 2 autores espanhóis que serão publicados em janeiro de 2009.
Pelo fato de eu ensinar a escrever romance, que é o mais difícil, por envolver personagens, entre outros aspectos, há tempo meus alunos me cobram um romance: queremos ver você atuando na prática! E então, no dia 04/11/2008, a Ediouro lançou Ser feliz é uma escolha. E para não haver dúvida, eles ainda colocaram abaixo do título Um romance de Sonia Belloto.
E agora, hein?!... Claro, vou ter de falar muito mais porque esta história toda está ficando cada vez mais longa...
Mas, o mais importante é que você que deseja ser um escritor profissional ou que queira livros fantásticos para ler, venha para este blog e participe.
Aqui podemos falar sobre projetos, idéias, reinvenções, planos prósperos e tudo o que envolver o mundo mágico das palavras e dos livros.
Seja bem vindo ao nosso mundo especial!
Eu terei imenso prazer em conhecer você e a sua história!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Por favor, quem desejar pode opinar quanto aos artigos, livros, site da Fábrica de Textos e as notícias a respeito dos assuntos referidos neste blog.
Ficarei muito feliz com as opiniões e sugestões.
Da mesma maneira, estarei receptiva para sinopses dos livros de novos autores para avaliação. Neste caso, enviar para o endereço de e-mail: sammed@uol.com.br, anexado, de no máximo 6 páginas A4.
Muito obrigada pelo carinho.
Um beijo,
Sonia Belloto

8 comentários:

HelderSimoes disse...

Sonia
Quando vieste a Portugal receber o prémio que ganhaste da Editora , tive o privilégio de me ofereceres o belissimo livro que deu lugar e bem ao merecido reconhecimento.
Li-o, reli, e aconselho veementemente a todos fazê-lo , comprando-o como um manual de consulta a quem pretende escrever as suas memórias, ou mesmo um romance ...e , ou quem sabe explanar a sua imaginação em capitulos , episodios de entretem a terceiros.
Capitulos e episodios que são a nossa vida ...
Te desejo a continuação deste imenso sucesso , que embora à distancia , sempre tenho acompanhado com o maximo respeito e carinho
Bem haja

Helder Simºoes

Traquinas disse...

Olá!
Nós também gostamos de escrever mas textos pequeninos mesmo à nossa medida, um dia seremos grandes escritores também. Visite o nosso blog, gostamos de ser visitados.
Beijinhos dos Traquinas

jorge disse...

Sonia, a única resposta que encontro para a existência de poucos escritores é a ganância de muitos editores que não incentivam novos escritores. E olha que tem muita gente boa por ai que não conseguem espaço nesse universo literário. Preferem investir nos Paulos Coelhos da vida, garantindo assim, o retorno financeiro e a permanência de livros que nada acrescentam... Mas quem sabe o seu esforço seja recompensador aos novos escritores e ao editor... E que suas palavras sejam de fato um alento àqueles que tanto aspiram comunicar alguma coisa útil, num universo de tantas coisas inúteis... E fique firme em suas idéias e ideal. Big bjo...

Sonia Belloto disse...

Olá Helder,

Muito obrigada pelo carinho.
Quando estive em Portugal fui recebida por você e isto foi o suficiente para que eu amasse Portugal!
Também sinto um carinho grande por você e o respeito imensamente.
Espero poder voltar muitas outras vezes e tê-lo como companhia, que aliás é agradabilísiima!
Beijo grande ao meu irmão querido!

Sonia Belloto disse...

Olá Traquinas,
Não existem textos pequeninos. Existem começos que se tiverem persistência, não tardarão a crescer. Costumo dizer que escrever é um exercício que se deve praticar todos os dias. Não importa o que você escreve, o importante é deixar que sua mente se sinta confortável e que suas mãos possam ser uma ferramenta para deixar fluir seus pensamentos, idéias, reflexões, desejos...
Se criamos histórias, se são fantasias, fatos, reinvenções...
Ler e escrever é a nossa maior liberdade!
Deixo aqui recomendado o blog dos Traquinas!
Beijo muito afetuoso a todos!

Sonia Belloto disse...

Olá Jorge!
Seja bem vindo!
Concordo plenamente com você quando diz que a única resposta que encontra para a existência de poucos escritores é a ganância de muitos editores que não incentivam novos escritores.
De fato, e com toda a certeza, tem muita gente boa por ai que não consegue espaço no universo literário.
Geralmente, os editores preferem publicar autores conhecidos, porque, como na Bolsa de Valores, é preciso investir certo para ter retorno. Mas estas idéias também estão mudando, aos poucos, mas estão.
Jorge, querido, para que o meu esforço possa ser recompensado, preciso da colaboração de todos que desejam ingressar neste mercado, ou que gostem de ler bons livros, porque, como já dizia o velho poeta, uma andorinha só não faz verão. Eu desejo imensamente poder contribuir para um mundo melhor. E dentro das minhas possibilidades é que trabalho. Também sinto, todos os dias, a falta de comunicação que há em nosso planeta. Os descasos, as intransigências, crueldades, ego, posse... Mas creia, a infelicidade não existe, o que existem são momentos infelizes. Por este motivo, sempre temos a chance de fazer valer uma humanidade mais consciente e próspera. Vamos junto todos que desejam criar um mundo maravilhoso!
Muitos beijos pra você!

Marcela disse...

Olá Sônia, que prazer imenso encontrar seu blog! Nós que sonhamos em escrever precisamos de algo como tudo isso que vc compartilha conosco.
Tenho alguns livros e contos escritos, e um sendo editado, mas esse caminho é muiiiiito difícil.
Vou comprar seu "curso" em livro.
Parabéns!

Marcela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.