Seja bem vindo ao fantástico mundo dos escritores!

Escrever é uma arte mágica!
Transformar um conjunto de palavras é criar imagens na mente do leitor e transportá-lo ao surpreendente e, quem sabe, inimaginável!

Participar deste blog é criar novas possiblidades para o desejo de ser um escritor de sucesso!

Escrever é criar novos mundos e viver neles

Escrever é criar novos mundos e viver neles
Escrevo, logo, existo!

Como foi que tudo começou!

Não foi nada fácil, e levei longos 7 anos até ser publicada por uma editora comercial como a Ediouro.
No início, pela minha paixão por livros, decidi publicar meu 1º livro e, para isto me associei a um amigo e criamos a Samm Editora, que atualmente está encerrada, em 2001.
Sem nenhuma pretensão, fui bater na porta de todas as livrarias e expliquei que gostaria de me tornar escritora e que tinha finalizado o meu 1º livro Facilitando a Felicidade.
Por sorte, o comprador da Livraria Cultura, que na época era o Alexandre, me deu uma chance e aceitou receber alguns exemplares.
Eu então corri e agendei palestras em todos os locais possíveis, para falar sobre o tema tratado no livro, sobre crenças e valores humanos.
Gente, pode acreditar, eu falei muito!
Espalhei aos quatro cantos que meu livro podia ser encontrado nas livrarias, e sempre que tinha oportunidade falava sobre o tema do livro.
E assim foi, para minha surpresa, que vendemos todos os exemplares impressos.
Mais tarde, e como durante as sessões de autógrafos eu ouvia pessoas dizerem que queriam escrever, mas não sabiam por onde começar, decidi que iria ensinar o que eu mesma havia aprendido e criei a Fábrica de Textos, uma escola de escrita para formação de escritores profissionais, nos mesmos moldes das escolas de Nova Iorque.
O curso passou por vários processos, e a cada turma eu resolvia modificar algum tópico ou parte da nossa apostila, em função da necessidade dos objetivos dos grupos.
Com muita dedicação, persistência e estudo, o curso tomou pulso e, novamente para minha surpresa, pessoas de fora do Estado de São Paulo começaram a requisitar o curso de escrita da Fábrica de textos.
Como na época ficava difícil para eu me ausentar de São Paulo, resolvi escrever o Você já pensou em escrever um livro? que é praticamente um resumo do curso.
Voltei a conversar com todas as livrarias, e desta vez também com os distribuidores, e a agendar palestras nas escolas, universidades, indo a todos os lugares onde era convidada.
Aos poucos o livro ganhou força e passei a ser solicitada para alguns pogramas de rádio, TV e para algumas entrevistas em revistas e jornais.
Nossos alunos começaram a entregar livros muito bons que eu apresentava às editoras para análise de publicação.
Em um Congresso de Editores e Livreiros, conheci o pessoal da Texto Editores, de Portugal, que leram o livro, e na semana seguinte me enviaram uma minuta do contrato de publicação para Portugal, que eu aceitei, lógico!
Seis meses depois, a Texto Editores me enviou outro contrato para publicação do livro na Espanha.
Por conta disso, depois de algumas idas e vindas entre Portugal e Espanha para divulgação do livro, vivi por um tempo na Europa, com o objetivo de visitar e conhecer pessoalmente o mercado editorial e literário europeu, e então viajei para vários países e tive a oportunidade de aprender mais, e com pessoas encantadoras.
No início de 2008 a Ediouro aceitou a publicação de 5 livros meus, sendo 2 de minha autoria e 3 de autores para os quais eu faço o agenciamento literário, incluindo 2 autores espanhóis que serão publicados em janeiro de 2009.
Pelo fato de eu ensinar a escrever romance, que é o mais difícil, por envolver personagens, entre outros aspectos, há tempo meus alunos me cobram um romance: queremos ver você atuando na prática! E então, no dia 04/11/2008, a Ediouro lançou Ser feliz é uma escolha. E para não haver dúvida, eles ainda colocaram abaixo do título Um romance de Sonia Belloto.
E agora, hein?!... Claro, vou ter de falar muito mais porque esta história toda está ficando cada vez mais longa...
Mas, o mais importante é que você que deseja ser um escritor profissional ou que queira livros fantásticos para ler, venha para este blog e participe.
Aqui podemos falar sobre projetos, idéias, reinvenções, planos prósperos e tudo o que envolver o mundo mágico das palavras e dos livros.
Seja bem vindo ao nosso mundo especial!
Eu terei imenso prazer em conhecer você e a sua história!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Você já pensou em escrever um livro?

Você já pensou em escrever um livro?

2 comentários:

Catherina disse...

Olá Sonia Belloto,

Por acaso, eu comprei o seu livro «Como escrever um livro... e conseguir que um editor o publique» da Texto Editores à alguns meses (sou portuguesa e vivo em Portugal) e gostei de o ler. Pois para quem desconhece o mundo das letras, o seu livro é um bom começo para ter uma ideia.
Claro que está, que quem quiser ser mesmo um escritor tem que aprender muito. Espero eu um dia chegar lá. :-)
O grande problema é que todos querem lançar um livro, e têm de desenvolver as suas capacidades literárias. Para agradar as editoras (pois elas só querem apostar em livros que possam dar lucro) mas também de certo modo instruir o leitor.
Sem o saber, segui os passos das cinco personagens, só falta mesmo a última. :-( É o que acontece quando quem acredita no nosso trabalho, é pouco visível na sociedade. Estou a me referir às pequenas editoras.
Não sei se acontece no Brasil, mas aqui em Portugal parece que os leitores dão pouca importância à poesia. :-(

Apesar de tudo, o escritor amador deve sempre acreditar em si e nos seus trabalhos. Lutar sempre, e nunca esquecer evoluir como escritor. (um conselho para quem quer se aventurar no mundo da escrita)

Fique bem Sonia Belloto, e continue o seu bom trabalho.
Bjs

Catherina Sanders

Professor Érick disse...

Estou escrevendo um livro, só que o assunto é específico para professores e alunos, tenho um blog que graças a Deus tem feito sucesso, mas gostaria de uma ajuda para isso.
O blog é www.ebdbrasil.net